O melhor relatorio de Biologia ficou por conta da Equipe 5
Título: Sistema Digestivo
Características:
O tubo digestivo apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestinno delgado, intestino grosso e ânus. A parede de tubo digestivo tem a mesma estrutura da boca ao ânus e é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.
Cada órgão desempenha um papel distinto na digestão. Há ainda os órgãos anexos, como as glândulas salivares, o pâncreas, a vesícula biliar e o figado, que também atuam na digestão dos alimentos.
Boca:
É a cavidade que forma a primeira parte do aparelho digestivo e pela qual se introduzem os alimentos. Na boca, pla ação física dos dentes os alimentos são mastigados e misturados com a saliva, que atua quimicamente sobre eles. Em consequência dessas duas ações (matigação e salivação), forma-se o bolo alimentar.
Faringe:
É o órgão que se segue á parte posterior da cavidade bucal e que se comunica com o esôfago. Durante a digestão os alimentos passam para o esôfago atravéz da faringe. Esta passagme tem i nome de deglutição.
Esôfago:
Órgão do aparelho digestivo na forma de um tubo, que estabelece a comunicação da faringe com o estômago. Aprogreção do bolo alimentar ao longo do esôfago é provocada pelas contrações das paredes musculares deste órgão. Estas contrações chamadas movimento peristálicos, empurram o bolo alimentar para o estômago.
Estômago:
É o órgão que tem a forma de um saco, e parede musculosas. Em sua parede interna localizam-se numerosas glândulas gástricas que segregam o suco gástrico. Quando o bolo alimentar chega ao estômago, a ação conjunta do suco gástrico e dos movimentos peristáltico e transforma rítmicas da parte terminal do estômago, o quinto é lançado no intestino delgado.
Intestino Delgado:
Na parte inicial do intestino delgado, o duodeno, o quimo é submetido as ações do suco ontestinla da bílis e do suco penereático que com a ajuda dos movimentos peristáslicos intestinais, o transformam em suco leitoso o guilo. O guilo vai progredindo ao longo do intestino delgado onde existem numerosas saliências intestinais. é através destas saliências que se dá a passagem dos nutrientes para o sangue. A essa passagem dá-se o nome de absorção digestiva.
Depois da absorção, os nutrientes são conduzidos pela corrente sanguínea a todas as células do organismo, transformando-se em substâncias da própria célula. A parte do guilo que não pode ser digerida passa para o intestino grosso.
Intestino Grosso:
Parte final do tubo disgestivo que setermina no ânus. Ao longo do intestino grosso, a água e os sais minerais são absorvidos. As substâncias que não são aproveitadas pelo organismo são expulsas para o exterior pelo ânus, sob a forma de fezes.
Glândulas Salivares:
A presença do alimento na boca, assim como sua visão e cheiro, estimula as glândulas salivares a produzir saliva, que contém enzimas (tipo de proteínas), sais e outras substâncias.
Fígado:
Parte do organiusmo animal com funções muito importantes, dentre as quias se destacam a secreção bilias.
Vesícula Biliar:
Órgão onde se acumula a bílis, uma substância liquida, mais ou menos visçosa e amarga, também denominada bile, que é o produto da secreção do fígado , e que desempenha importante função digestiva.
Pâncreas:
Glândulas abdominal, anexa ao tubo diestivo, que segrega o suco panereático (que é lançado no duodeno).
Fonte de Pesquisa: Livro de Pesquisa ( Projeto Nota 10 ).
Video sobre o sistema Digestorio
0 comentários:
Postar um comentário